Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
NIHIL NIMIS
Info
Gravura Representa Identidade
Data
Sec. XVI
Local
Quinta dos Cantarinhos
Nihil nimis!
- Esta expressão latina, que em grego soa «medén ágan» e significa «nada em excesso»!
É um princípio que pode ser aplicado a muitos aspetos da vida, incluindo trabalho, relacionamentos e hábitos pessoais. Seguindo esse princípio, podemos evitar excessos em qualquer área e manter um equilíbrio saudável em nossas vidas. Um apelo à moderação, em última análise.
- «Nihil» em latim, como bem se sabe, significa «nada» e «nimis» é um advérbio de quantidade que se traduz por «demasiado». A expressão «nada em excesso, nada em demais», era uma norma de conduta do mundo clássico e continua a ser para todos um ideal de moderação no qual reside a virtude. O lema «nada demais» é uma das qualidades mais requintadas do espírito helênico: a moderação. Há aqueles que atribuem a expressão a Critias de Atenas, tio de Platão, e foi gravada no frontispício do templo de Delfos, ao lado do famoso «conheça a si mesmo». Lembrando de se ter lido que o verso completo era: «Nada demais, que tudo o que é belo está ligado à conveniência».
-Do «nada em demais» desprende-se a «áurea mediocritas», a mediocridade dourada das odes de Horácio e que Frei Luis de León traduziu por «medianía», porque aparentemente já estava desprestigiado o termo «mediocridade».